js-bwm: Monitorando o link de internet em tempo real

O “js-bwm” permite que se acompanhe através de gráficos em tempo real, o consumo de banda (download/upload) do seu link de internet, facilitando assim a visualização de quanto de tráfego está sendo gerado por sua rede.

screenshot

O projeto está hospedado no meu repositório no Github, neste endereço: https://github.com/SandroMarcell/js-bwm

PHP: Medidor que mostra o consumo de banda no link de internet

O “php-meter” é uma simples solução que se utiliza das tecnologias PHP e Javascript para oferecer uma forma de acompanhar o consumo de banda (download/upload) em tempo real de seu link de internet, permitindo assim que se possa ter uma noção de quanto tráfego está sendo gerado por sua rede.

screenshot

O projeto está hospedado no meu repositório no Github, neste endereço: https://github.com/SandroMarcell/php-meter

PHP + jQuery = Monitor de status

Simples projeto que utiliza a dupla “PHP + jQuery” para construir um sistema que monitora o status de servidores, domínios, etc… retornando alertas visuais e auditivos caso alguns dos serviços monitorados apresente algum tipo de falha.

084111

O projeto está hospedado no meu repositório no Github, neste endereço: https://github.com/SandroMarcell/Monitor

Otimizando suas consultas de DNS

Há um bom tempo atrás postei uma dica na qual era possível balancear consultas de DNS, simplesmente editando o arquivo ‘/etc/resolv.conf’. A dica é essa: Balanceando consultas de DNS no /etc/resolv.conf. Bem, passado esse tempo todo venho novamente postar uma dica parecida, mas não igual!😛 Rsrsrsrs… O foco dessa nova dica é otimizar principalmente o tempo de resposta das consultas, bem como o número de tentativas a serem feitas pelas rotinas do S.O. responsáveis pelas resoluções de nomes. Pra que tudo isso seja possível, basta definir a seguinte variável de ambiente: Continuar lendo

Bash: Gráficos estatísticos de tráfego de rede

Depois enfrentar alguns problemas bem estranhos após implementar o MRTG aqui onde trabalho, resolvi criar minha “própria” versão do mesmo (quanta pretensão hein… rsrsrs) em shell script apenas para monitorar o quanto de download/upload estava ocorrendo aqui na rede. Para tal usei:

    RRDtool v1.4.7
    Bash v4.1.10
    Lighttpd v1.4.35
    Linux 2.6.37.6

Continuar lendo