IN MEMORIAM: Dennis Ritchie, 1941 – 2011

Outubro já está terminando e uma das coisas mais importantes a serem lembradas deste mês, sem dúvida é o “aniversário” de 1 ano da morte de um dos maiores gênios da informática, Dennis MacAlistair Ritchie. Muitos desconhecem a importância desta grande pessoa e não percebem que sem ela a computação atual (como a conhecemos) não existiria!

Ele foi um dos criadores do sistema operacional Unix e da linguagem de programação C, e se refletirmos veremos que:

A criação da linguagem C foi um grande marco pois, a partir da facilidade provida por ela, surgiram outros sistemas operacionais como o Minix, o Linux, o BSD, AmigaOS 2, MAC OS e o Windows. Além disso, a linguagem C foi indiretamente responsável por diversas outras revoluções ao influenciar linguagens como C++, C#, Objective-C, Java, Perl, PHP, Ruby e Python, etc…

O sistema operacional Unix foi responsável por criar padrões e tendências em diversos sistemas operacionais! Basicamente todos os sistemas operacionais modernos beberam da fonte Unix.

Com essas contribuições, a computação deve muito a Dennis Ritchie. Ele foi mais uma daquelas pessoas em que a Natureza teve esmero ao nos dar com uma mente tão brilhante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s